O revendedor é o profissional que comercializa produtos de alguma marca, ou fabricados por outras pessoas e, na maioria das vezes trabalha como autônomo e exerce a profissão como atividade de renda complementar, ou trabalha em empresas de revenda. O revendedor é responsável por manter uma carteira de clientes, que, dependendo do produto comercializado, podem ser pessoas físicas ou empresas, por apresentar aos clientes os produtos, realizar visitas, fazer demonstrações e prestar consultoria a fim de destacar as qualidades do produto e estimular o cliente a comprar. A remuneração desse profissional, geralmente, é uma porcentagem do total da venda.
Para ser um revendedor é necessário demonstrar ao cliente o mínimo de conhecimentos gerais, na tentativa de conquistar a sua confiança. Outras características interessantes são:
Quais as principais atividades de um revendedor
A profissão de revendedor é uma das mais antigas do mundo. Antigamente, esses profissionais eram conhecidos como caixeiros-viajantes, e eram comerciantes itinerantes, que vendiam seus produtos por onde passavam, movidos por carroças e cavalos. Com a evolução das tecnologias, aos poucos, esses caixeiros-viajantes passaram a se apresentar melhor e começaram a se locomover de carros e ônibus. Atualmente, a profissão tem grande importância na economia, além de ser mais bem vista no mercado, a função desses profissionais é facilitar o acesso dos produtos ao consumidor e podem trabalhar em um campo tão amplo que vai de revendedores de grandes marcas a ambulantes.